Endereço: Rua Lucia Mormito Biason, 57 Sítio Sertão, Mauá

Vendas: +55 11 4810.2525

comercial@geoplas.com.br

Como fazer o acabamento das chapas de acrílico?

As chapas de acrílico são bastante versáteis e podem ser aplicadas em diversos projetos, proporcionando um excelente efeito estético, além de serem leves e de simples instalação.

No entanto, podem surgir algumas dúvidas sobre como fazer o acabamento desse material.

Os consultores GEO estão prontos para tirar dúvidas sobre as chapas e ajudar você a decidir qual o melhor material para o seu projeto, mas neste post trazemos algumas indicações para fazer o acabamento do acrílico da melhor maneira. Acompanhe!

Por que fazer o acabamento das chapas de acrílico?

O acabamento é necessário nas superfícies em que o acrílico foi furado, serrado, gravado ou submetido a operações de usinagem. Assim, o material assume uma estética mais profissional e agradável para o cliente. Para restaurar a superfície, indicamos o lixamento e polimento.

Vale lembrar que o polimento, embora proporcione uma boa restauração da superfície da chapa, conta com custo relativamente alto e deve ser minimizado. Portanto, indicamos que o filme protetor seja mantido pelo maior tempo possível durante o processo de usinagem, reduzindo a possibilidade de arranhões.

Como realizar o acabamento das chapas?

O acabamento das chapas acrílicas é realizado seguindo os mesmos princípios de outros materiais. Ou seja, as marcas ou arranhões profundos devem ser removidos com o lixamento, utilizando sucessivamente os tipos mais finos de abrasivos ou um raspador do mesmo tipo usado para aço.

Só após o lixamento deve-se fazer o polimento da chapa, com o uso de politrizes ou rodas de pano como morim, tecido grosso de lã ou brim, seguidos por um tecido mais fino de flanela. Também é possível realizar o polimento manual, principalmente na produção de componentes ópticos.

Em casos especiais, pode-se aplicar o polimento à chama ou com solvente. Porém, por se tratar de técnicas que envolvem riscos de fissuras posteriores, recomendamos que sejam realizadas apenas por profissionais experientes, munidos de equipamentos e técnicas especiais.

Lixamento

Após serradas, as chapas são lixadas com o uso de um disco abrasivo, com variação de velocidade de acordo com o diâmetro do disco utilizado. Para discos de 25 cm de diâmetro, recomenda-se a rotação de 3000 r.p.m; para discos maiores, a rotação utilizada é de 1500 r.p.m.

Também pode ser utilizada uma correia lixadora, com velocidade de 350 metros/min.

Polimento mecânico

Após o lixamento, o acrílico é polido em politrizes mecânicas. Indicamos a utilização de uma roda de pano de 15 a 35 cm de diâmetro, girando com velocidade de cerca de 1400 r.p.m. O uso de velocidades mais altas não é recomendado, para que não ocorra superaquecimento e a consequente queima ou deformação da chapa.

Para o trabalho, uma massa de polir composta por uma mistura de ceras com abrasivos suaves é aplicada na roda de pano. Durante o processo, é essencial manter um bom equilíbrio entre a velocidade da politriz e a pressão aplicada.

O segundo polimento é feito em outra politriz, dessa vez sem o uso de massa. Essa etapa serve para retirar o excesso da massa aplicada anteriormente e dar um acabamento brilhante.

Polimento manual

Indicamos o polimento manual para a remoção de arranhões leves e defeitos superficiais muito pequenos, com o uso de líquidos polidores para metais como “Kaol” ou “Brasso”. 

Para isso, deve ser feita a limpeza com o chumaço de algodão. Depois, é utilizado o tecido macio bem umedecido com o produto polidor, aplicado repetidamente sobre a região áspera em pequenas quantidades e com leve pressão.

Arranhões mais profundos exigem um tratamento polidor mais abrasivo.

Polimento à chama

O polimento à chama é realizado com o uso de um maçarico comum, pequeno, leve e de fácil manuseio. Esse método apresenta prós e contras.

Prós: rapidez na operação, cobertura de grande área sem a necessidade de mover a peça, acesso a acabamentos internos como furos e bordas.

Contras: produção de tensões intensas e tendência à fissuras posteriores. O polimento à chama não pode ser usado em todos os tipos de usinagem e não é indicado para chapas coloridas.

Esses são os procedimentos para acabamento das chapas de acrílico. Quer tirar mais dúvidas sobre o material ou saber mais sobre suas propriedades e aplicações? Contate um dos consultores GEO!

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *